A JOB Terceirização propõe soluções aos empresários de São Carlos e região.

A JOB Terceirização propõe soluções aos empresários de São Carlos e região.

A Job Terceirização faz uma análise da situação econômica de São Carlos e região, identifica índices e propõe soluções aos empresários locais.

São Carlos

FOTO: Acervo
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo 

 

De acordo com dados apurados pelo Jornal Primeira Página, a economia de São Carlos fechou 2.461 postos de trabalho no decorrer de 2016. Analisando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), identificou-se que o segmento com os piores números foi o de serviços, com saldo negativo de 769 postos de trabalho, seguido da indústria com déficit de 696 vagas, agropecuária com eliminação de 332 vagas e comércio, com corte de 313 empregos.


Outras cidades da Região Central Paulista também apresentaram dados negativos em 2016, entre essas, Araraquara fechou 1.446 vagas e Rio Claro cortou 906 postos de trabalho. Em Porto Ferreira, o déficit foi de 448 vagas, seguida de Itirapina com saldo negativo em 382, Ibaté com eliminação de 300 postos, Descalvado com corte de 258 vagas e Ribeirão Bonito com déficit de 122 vagas.


Mesmo com números negativos, o balanço nacional do ano de 2016 feito pelo Caged, apresentou uma queda de 14% no ritmo da perda de empregos formais no país considerando que 2015, o Brasil perdeu 1.534.989 postos de trabalho e em 2016, o mesmo perdeu 1.321.994 vagas.


Em recente boletim, a Associação Comercial de São Carlos, afirmou que a trajetória mostra que a população empregada no setor formal da economia continua a diminuir em função das operações (produção/venda) dos negócios locais estarem em níveis baixos, consequentemente precisando de menos funcionários e empregando menos.


Mesmo com certa retração produtiva, as maiores cidades da região seguem resistentes às previsões mais pessimistas do mercado, com balanças comerciais positivas e novos investimentos a caminho, do quais, a pretensão de R$ 500 milhões vindos da AirShip do Brasil na construção de um novo hangar em São Carlos, conforme informado pela assessoria da Prefeitura Municipal da cidade.

 
Entre as possíveis soluções que os empresários também tem tomado para enfrentar os momentos de crise está na inovação, caractetística essencial de todo empreededor que busca alternativas para alcançar seus objetivos. Um exemplo dessa característica foi recentemente apresentado pela emissora EPTV Central, filiada à Rede Globo de Televisão, sobre as indústrias de Araraquara. Na reportagem da emissora, apurou-se que Araraquara teve adversidades econômicas e chegou a fechar muitos postos de trabalho durante 2016 mas em contrapartida, algumas empresas se diferenciaram pelo planejamento e análise precisa do mercado e mesmo com a crise em processo, essas empresas foram na contra-mão, e hoje já visualizam expansão e novos horizontes com faturamento positivo. Os frutos de ações como essas citada pela reportagem, principalmente relacionadas ao planejamento, ajudam a atenuar impactos do desemprego e solidifica caminhos para o futuro.


A JOB Terceirização tem analisado de perto o cenário econômico de São Carlos e região. Os executivos da empresa tem participado ativamente dessa retomada dos negócios e a cooperação para se criar a cultura da inovação. Entre as possíveis soluções, a JOB tem colocado à disposição dos municípios sua experise e recursos, entre os quais, uma base qualificada de profissionais terceirizados e mão de obra temporária para suprir as nuances de mercado. Entre os benefícios propostos pela JOB aos clientes, está a redução de custos e a oportunidade de ajudar os municípios a gerarem novos empregos com a assessoria correta em recursos humanos.